quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Pigmentação patológica exógena
A tatuagem é um exempo de acúmulo de pigmentação patológica exógena. São utilizados grânulos corados inoculados na pele, onde se fazem figuras e desenhos. Os pigmentos podem conter selênio, cobalto, antimônio, níquel, berílio e arsênico. Algumas pessoas podem apresentar quadros de alergia devido a certas substâncias químicas. Os pigmentos inoculados vão diretamente para as camadas da pele e começam a ser fixados no conjuntivo. Assim entram em ação os macrófagos e neutrófilos que começam a fagocitar esses pigmentos, e após isso ficam fixos nesses locais. Se por acaso os macrófagos morrerem, outros chegam e tomam seu lugar.
Assim começa o processo de cicatrização, onde se deve ter cuidado com as cascas que são removidas que podem estar enraizadas no tecido conjuntivo e por fibras colágenas, podendo causar inflamações.
Calcinose
O cálcio está muito envolvido em processos biológicos do corpo,que havendo um distúrbio no equlíbrio endógeno poderá culminar na calcificação de tecido cutâneos e subcutâneos. A calcinose cutânea é uma doença resultante do acúmulo de cristais de hidroxiapatita de cálcio dentro dos tecidos da pele, principalmente naqueles locais de uso excessivo ou traumatismos (joelhos e cotovelos). A calcificação pode se dar através de lesões cutâneas, defeitos no metabolismo ou do tecido conjutivo, idiopática ou iatrogênica. As lesões mais comuns são: pápulas e placas amarelo-esbranquiçadas, ou da cor da pele, firmes ou endurecidas. Importante saber que o tratamento da calcinose é contraditório, onde poucos relatos há sucesso. Alguns medicamentos usados como imunoglobulina intravenosa, colchicina, hidróxido de alumínio, não trazem benefícios consistentes.
Doença de Fahr - Calcificação idiopática
A doença de Fahr é uma doença rara causada por calçificação idiopática dos gânglios basais, onde o diagnóstico é feito através de exames imagiológicos. A doença pode ser hereditária ou esporádica, apresentando alterações analíticas do metabolismo de fosfocálcio, a principal causa do hiperparatireoidismo. Os sintomas mais comuns da doença são: quadro de pertubação bipolar, lentificação, defeito na memória de dígitos, baixa fluência verbal e defeito do pensamento crítico. Geralmente o paciente não apresenta nenhuma alteração do hemograma, glicemia, função renal e hepática,sorologias para hepatite B ou C, entre outros. Devido a sua raridade, o diagnóstico diferencial da doença deveria fazer parte dos quadros efetivos atípicos, como também em doentes que apresentam alterações de comportamento e alterações cognitivas (lentificação, pobreza de discurso, puerilidade).
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
O mistério da Síndrome de Reye
A doença de Reye é uma doença rara e que suas causas ainda são mistérios para os próprios cientistas. É uma doença que afeta mais as crianças, e ataca principalmente o cérebro e fígado causando degenerações. Os sinais e sintomas iniciam na verdade antes da infecção viral começar, onde o paciente sente náuseas,desorientação, delírio, convulsões,nem sempre seguindo um padrão típico. Na verdade o grande problema é saber a verdadeira causa da doença, no entanto, estudos realizados pela FDA (Food and Drugs Admnistration) e pelos centros de controle de donças do Estados Unidos recomendam que não seja administrado aspirina e outros medicamentos contendo salicilatos usados para enfermidades virais, propiciando para o desenvolvimento da doença. O AAS (ácido acetilsalicílico) é o principal medicamento relacionado com a sídrome de Reye. Isso serve de alerta principalmente para pais que devem sempre consultar a ajuda médica antes de administrar qualquer remédio para seus filhos. O tratamento é mais eficaz nas fases iniciais da doença, consistindo no controle dos pulmões, coração e funções do cérebro e o equlíbrio de substâncias químicas no sangue. Porém, o trtamento tardio da doença diminui as chances de sobrevivência do paciente. Devido à semelhanças de sintomas e sinais, a síndrome pode ser confudida com outras doenças como meningites, diabetes, overdose de drogas ou envenenamentos. Para isso o tratamento inicial é fundamental para recuperação.
CUIDADO: Reye afeta todas as idades, ambos os sexos e raças, embora ocorra com mais frequência em crianças.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
" Uma cervejinha não mata ninguém "
Cerveja pode fortalecer ossos de mulheres, diz estudo
Segundo estudos relaizados por pesquisadores espanhois mulheres que bebem quantidades moderadas de cerveja podem fortalecer seus ossos.
Pois Homônios presentes na cerveja pode ser responsável por efeitos em ossos.
Estudo realizado com 1.700 mulheres verificou que a densidade dos ossos era melhor em mulheres que bebiam regularmente do que em mulheres que não bebiam.
Mas o efeito pode ser mais ligado a hormônios de plantas presentes na cerveja do que ao álcool.
A osteoporose, condição na qual a densidade dos ossos fica menor, deixando a pessoa mais suscetível a fraturas, é um problema comum em mulheres após a menopausa.
O fitoestrogênio o ingrediente da cerveja,é o que será estudado,para ser diagnoticado que beber em média oito unidades de álcool por semana pode ser benéfico.
E saber um limite certo entre uma dose “saudável” de álcool e uma prejudicial.
Então MuLHERes VAMOs beber,mas com MODERAÇÃO!
O H1N1
A gripe suina ja está virando brincadeira de criança,ate os desenhos animados entraram nessa onda.
Revendo arquivos e Noticiarios a gripe normal ja mata,porque a Gripe Suina,ou melhor dizendo a Gripe do " porco" num irá matar.Longe de mim querer bancar a ignorante ou disseminadora da teoria da conspiração. Mas, se a gripe comum também mata, porque estão fazendo tanto alarde do vírus H1N1?" num ira de matar.
Pois é pessoal nada de deboche estou fazendo aqui,é que e muito alarde,sendo que daqui a pouco tempo ela vai ser mais uma gripe,se é que nós nos ja tivemos essa gripe mas melhoramos e nada passou de MÌDIA.
Assistam esse Vídeo e Comentem sua opinião,não esstou aqui para julgar ninguém,apenas com minhas palavras expresso o que sinto!
VERDADE ou MENTIRA?
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
COMER POUCO FAZ BEM
QUEM COME menos VIVE MAIS?
Li em uma revista, uma notícia muita interessante sobre uma dieta de baixa caloria. Então quem come menos vivi mais? Essa é a proposta do estudo realizado nos USA e publicado na revista de Ciências Americana, "PNAS".
De acordo com o estudo, os resultados obtidos indicam que a restrição de calorias tem como resposta uma prevensão a doenças associadas ao envelhecimento.
Segundo o coordenador do estudo John Holloszy," não se sabe o quanto a mais de vida teremos com essa restrição, mas com isso, estaremos menos propensos a ataque cardíaco, diabetes e derrame cerebral".
Estudo pioneiro em humanos, antes somente realizados em animais. A lógica da pesquisa é a seguinte: quando é usado o oxigênio para a respiração ou na transformação de alimento em energia, é formado resíduos tóxicos no organismo, denominados de radicais livres. Essas moléculas provocam lesões celulares, num processo chamado oxidação celular. Portanto quanto menos alimentos consumirmos menos radicais livres serão formados.
O grupo que foi submetido a esse estudo, foram 18 pessoas entre 35 e 82 anos, que submeteu-se a um consumos calórico de 1.100 e 1.950 calorias diárias,comparado a outro grupo que consumia de 1.975 e 3.550 calorias, foi observado que o grupo em questão apresentaram níveis de colesterol ruim (LDL) a níveis menores que o segundo grupo.
Portanto estudos como este mostram que a chave a uma vida melhor se baseia principalmente em uma boa alimentação, não em uma farta alimentação.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Acúmulo intracelular de lípidios e o consumo do álcool!
O acúmulo de lípidios em células parenquimatosas descrevem o processo de esteatose.
No fígado é que ocorre com mais frequência a esteatose, por ele ser o principal órgão envolvido no metabolismo dos lipídios.Uma das complicações para esse quadro é o uso abusivo de álcool, onde as bebidas alcoólicas diminuem a expressão do hormônio PPARa ( transporte e oxidação dos lipidios),reduzindo a quebra e o transporte de lipídios, causando seu acúmulo no fígado. Culmina assim na chamada esteatose hepática.
No fígado é que ocorre com mais frequência a esteatose, por ele ser o principal órgão envolvido no metabolismo dos lipídios.Uma das complicações para esse quadro é o uso abusivo de álcool, onde as bebidas alcoólicas diminuem a expressão do hormônio PPARa ( transporte e oxidação dos lipidios),reduzindo a quebra e o transporte de lipídios, causando seu acúmulo no fígado. Culmina assim na chamada esteatose hepática.
Autofagia
Auto = por si fagia= comer (auto - digestão)
Encontrei essa figura interessante fazendo uma alusão a autofagia.
Autofagia é um fenômeno no qual ocorre o sequestro das organelas intrcelulares e parte do citosol pelo vacúolo autofágico, que se funde com os lisossomos formando os autofagolisossoma. Assim, irá ocorrer a remoçao de organelas danificadas durante a lesão celular e na remodelagem celular da diferenciação.
Encontrei essa figura interessante fazendo uma alusão a autofagia.
Autofagia é um fenômeno no qual ocorre o sequestro das organelas intrcelulares e parte do citosol pelo vacúolo autofágico, que se funde com os lisossomos formando os autofagolisossoma. Assim, irá ocorrer a remoçao de organelas danificadas durante a lesão celular e na remodelagem celular da diferenciação.
Curiosidade - Efeito da morte celular em mãos e pés
A morte celular programada é importante no controle da população das células, eliminando células desnecessárias. Um exemplo curioso disso é que na embriogênese as digitais dos dedos são feitas à partir da morte das células em espaços intermediários. Se isso não ocorrese, nossas mãos e pés possuíriam mebranas interdigitais.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Morte celular & Necrose
" Morte de uma célula ou de parte de um tecido em um organismo vivo "Um cranco é uma revolução anarquica...
Morte Ao Sistema!
Morte Ao Sistema!
Ireii postar sobre,necrose & morte celular isso é so pra destrair'
bjus'
Assinar:
Postagens (Atom)