segunda-feira, 17 de agosto de 2009

COMER POUCO FAZ BEM



QUEM COME menos VIVE MAIS?


Li em uma revista, uma notícia muita interessante sobre uma dieta de baixa caloria. Então quem come menos vivi mais? Essa é a proposta do estudo realizado nos USA e publicado na revista de Ciências Americana, "PNAS".

De acordo com o estudo, os resultados obtidos indicam que a restrição de calorias tem como resposta uma prevensão a doenças associadas ao envelhecimento.

Segundo o coordenador do estudo John Holloszy," não se sabe o quanto a mais de vida teremos com essa restrição, mas com isso, estaremos menos propensos a ataque cardíaco, diabetes e derrame cerebral".

Estudo pioneiro em humanos, antes somente realizados em animais. A lógica da pesquisa é a seguinte: quando é usado o oxigênio para a respiração ou na transformação de alimento em energia, é formado resíduos tóxicos no organismo, denominados de radicais livres. Essas moléculas provocam lesões celulares, num processo chamado oxidação celular. Portanto quanto menos alimentos consumirmos menos radicais livres serão formados.

O grupo que foi submetido a esse estudo, foram 18 pessoas entre 35 e 82 anos, que submeteu-se a um consumos calórico de 1.100 e 1.950 calorias diárias,comparado a outro grupo que consumia de 1.975 e 3.550 calorias, foi observado que o grupo em questão apresentaram níveis de colesterol ruim (LDL) a níveis menores que o segundo grupo.

Portanto estudos como este mostram que a chave a uma vida melhor se baseia principalmente em uma boa alimentação, não em uma farta alimentação.


2 comentários:

  1. Legal apresentar este estudo aqui. Alguns detalhes a gente vai ter que procurar no entanto. Eu fiquei curioso por exemplo, quanto tempo durou o experimento, a dieta. Se o acompanhamento foi feito por exemplo por um ano.

    ResponderExcluir
  2. Iasnaya
    Gostei muito em saber que uma alimentação de baixa caloria evita doenças associadas ao envelhecimento.

    ResponderExcluir