terça-feira, 22 de setembro de 2009

CÂNCER DE PÂNCREAS






CÂNCER DE PÂNCREAS



Na segunda-feira (14/09/09), morreu o ator americano Patrick Swayze, em decorrência a um câncer no pâncreas, esse tipo de câncer é um dos tumores sólidos mais agressivos (termo usado para diferenciar dos outros tipos, linfáticos e a leucemia).
O pâncreas é uma glândulado do aparelho digestivo, responsável pela produção de ezimas, atuantes na digestão de alimentos e pela isulina-responsável pela diminuição dos níveis de gli cose (açúcar) no sangue.
O risco de desenvolver essa patologia aumenta a partir dos 50 anos de idade, principalmente entre 65 e 80 anos, com maior incidência no sexo masculino.
A maioria dos casos é diagnósticada na fase avançada, portanto, o tratamento é mais como paleativo. Mais comumente na forma de carcinoma em 90% dos casos.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), No Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% dos casos de todos os tipos de câncer, sendo responsável por 4% do total de mortes de câncer .
Fatores de risco está muito relacionado a esse tipo de câncer, o uso dos derivados de tabaco. Os fumantes tem três vezes maior chance de desvolver essa patologia, quanto mais tempo fumar maior será o risco de adquirir a doença. Outro fator, é o uso de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gorduras e também a exposição a compostos químicos (solventes e petróleo) por longo espaço de tempo.
Algumas medidas de prevenção podem ser adotadas, evitar usar derivados de tabaco e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas é comendado adotar uma dieta balanceada com frutas e verduras.
Devido a localização do pâncreas na cavidade mais profunda do abdomem, atrás de outros órgãos, dificulta a detecção precose do câncer de pâncreas. O tumor se desenvolve sem sitomas e quando há sintomas já está em estágio avançado.
Por apresentar sintomas não específicos há uma dificuldade de diagnóstico precose. Os sintomas dependem da localização do tumor e os mais frequentes são perda de apetite e de peso, fraqueza, diarréia e tontura.
O diagnóstico é realizado através do relato dos sintomas e de exames labotatóriais de sangue, fezes e urina, outros exames podem ser solicitados como: tomografia computadorizada de abdomem, ultra-sonografial abdominal, ressonância nuclear das vias biliares e da região do pâncreas e também biópsia do tecido.
A cura do câncer de pâncreas só é possível nos casos iniciais. Nos casos possíveis de cirurgias é indicado a ressecção, dependendo do estágio do tumor.
A radioterapia e quimioterapia, associadas ou não, podem ser utilizadas para redução do tumor e alívio dos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário