terça-feira, 22 de setembro de 2009

DOENÇA DE CROHN


DOENÇA DE CROHN

A Doença de Crohn é carecterizada por uma inflamação crônica de uma ou mais partes do sistema digestório, mas a maioria dos casos, no entanto, há uma inflamação nos intestinos delgado e grosso juntos ou separadamente. A doença recebeu esse nome devido ao medico que a descreveu em 1932.
Não é conhecida uma causa para a Doença de Crohn. Várias pesquisas tetam relaciona-las com fatores ambientais, alimentares ou infecciosos como responsáveis pela doença. Porém fumantes tem 3-4 vezes mais chances de desenvolver a patologia, particularidades na flora intestinal ( microoganismos que vivem no intestinos e ajudam na digestão) e do sistema imuni (mecanismos naturais de defesa do organismo) poderiam estar relacionados. poderiam também ser sugeridos fatores ambientais e genéticos.
Parentes de primeiro grau de pacientes com essa patologia tem 25 vezes mais chances de desenvolver a doença do que pessoas sem parente afetados.
Essa patologia tede a ter início entre os 20 e 30 anos, apesar de ter casos descritos em bebês. os sintomas mais frequentes são diarréias dor abdominal em cólicas com náuseas e vômitos acompanhados de febre moderada, sensação de distensão abdominal piorada após as refeições, perda de peso, mal estar em geral e cansaço. Pode haver eliminação, junto com as fezes, de sangue, muco ou pus. A doença altera em períodos sem qualquer sintoma com exacerbações de início e situações imprevisíveis.
A doença pode haver outras manifestações com fístulas, que são comunicações anormais que permitem a passagem de fezesentre duas partes dos intestinos, ou do intestino com a bexiga, a vagina ou a pele, essa situação expõe a pessoa a infecção por repitição.
O diagnóstico dessa patologia é feito pelo histórico do paciente e por exame clínico (Rx com contraste introduzido por via anal) ou colonoscopia (endoscopia). exames mais recentes, dois exames de sangues, conhecidos pelas siglas ASCA E p-ANCA, já ódem ser usados prar diagnósticar a Doença de Crohn, ainda que não sejam confirmátorios e tenham seu uso limitado pelo custo.
O tratamento desta patologia é individualizado de acordo com a sitomatologia do paciente de cada paciente.Como não há cura o objetivo do tratamento é o controle dos sintomas e das complições.
Não há forma de prevenção da Doença de Crohn. Os pacientes são orientados fortemente a não fumar para evitar novas exacerbações. O uso crônico dos fármacos usados no controles da doença não mostra o mesmo benefício na prevenção de novos episódios, sendo assim o uso e a suspensão da medicação no tratamento deva ser individualizado.

link:http//:www.abcdasaude.com.br/artigo.php?152

Nenhum comentário:

Postar um comentário