segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Reação inflamatória

Etapas da reacção inflamatória

1- os agentes patogénicos e/ou células dos tecidos lesados libertam substâncias químicas, principalmente histaminas.



2- As substâncias químicas libertadas causam vasodilatação e o aumento da permeabilidade dos capilares sanguíneos da zona atingida. Como consequência, aumenta o fluxo sanguíneo no local e uma maior quantidade de fluido intersticial passa para os tecidos envolventes. A zona atingida manifesta rubor, calor, edema e dor.A dor é causada pela acção de substâncias químicas nas terminações nervosas e pela distensão dos tecidos.
3- Os neutrófilos e os monócitos são atraídos por quimiotaxia, deixam os vasos sanguíneos por Diapedese e dirigem-se aos tecidos infectados. Os neutrófilos são os primeiros a chegar e começam a realizar a fagocitose dos agentes patogénicos. Chegam depois os monócitos que se diferenciam em macrófagos.

4- Os macrófagos fagocitam os agentes patogénicos e os seus produtos, os neutrófilos destruídos na processo e as células danificadas. O pús que se acumula no local da infecção é formado por microrganismos e fagócitos mortos e por proteínas e fluido que saíram dos vasos sanguíneos. O pús é absorvido e, ao fim de alguns dias, verifica-se a cicatrização dos tecidos.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário