terça-feira, 1 de setembro de 2009

Gêmeos Siameses






Vendo um site de noticias aqui da região do cariri vi um caso raro de um para 200.00 casos de acontecer em partos!



Sei que nao tem nada Haver com o assunto dado em Patologia,mas resolvi publica-lo.


Caso ocorrido em santana do cariri-Ce,com uma jovem de apenas 19 anos de familia humilde, e que luta ate o fim pela NÃO separação de seus filhos.As crianças nasceram ligadas a uma menbrana na altura do torax,so tem um figado e os dois corações estão colados.Uma delas, apresenta fissura labiopalatal - lábio leporino ou boca de lobo, uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação.


A equipe médica que fez o parto sugeriu que a parturiente fosse para São Paulo a fim de submeter a uma cirurgia de separação dos corpos com o risco de sacrificar a vida de um dos gêmeos. Maria Torres, também mãe de uma menina de 4 anos, não concorda com a idéia. Ela pediu, "pelo amor de Deus", que os médicos a liberasse. "Eu quero criar meus filhos do jeito que eles nasceram", justifica. Depois de 28 dias de internamento, ela voltou para casa.


Os medicos que acompanharam a sehora advetiram a mesma dizendo que os gêmeos eram xifópagos,mas ja se passaram 2 meses do nascimento dos gêmeos,e o amor da mãe cada vez mas aumenta,e ela acredita na providência divina e lembra a história dos siameses americanos que vivem juntos até hoje, os gêmeos Ronnie e Donnie Galyon, os irmãos siameses mais velhos do mundo. Têm 57 anos e surpreenderam os médicos, já que ultrapassaram a estimativa de vida prevista.


Com 57 anos, os norte-americanos Ronnie e Donnie Galyon são os gêmeos siameses mais velhos do mundo.
Fique por dentroo!
Caso é raro e favorece mais nascimento de meninas.
O nascimento de irmãos siameses ocorre com a frequência de um para 200.000 partos. Por alguma razão, é mais comum o de meninas. São sempre gêmeos univitelinos, isto é, gerados num único óvulo e idênticos. A anomalia na divisão das células se dá de forma aleatória nas primeiras semanas de gestação. Nos casos em que os gêmeos compartilham órgãos como fígado, intestino, rins ou pulmões, a cirurgia para a separação de corpos tem maiores chances de sucesso. A separação é mais complicada quando um dos gêmeos atua como parasita do irmão, por não ter um ou mais órgãos. Neste caso, só há uma solução médica possível: sacrificar o mais fraco para tentar assegurar a sobrevivência do mais forte.

Um comentário:

  1. Minhas caríssimas,
    Emanuella Lira,Iascra Maia e Paula Regia

    Tem tudo a ver com a Patologia, não por ser uma doença, afinal são seres humanos. E todo ser humano é igual e ao mesmo tempo diferente um do outro.

    Parabéns. Gostei muito desta postagem.

    ResponderExcluir