quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Intolerância à lactose


Intolerância a lactose é a incapacidade de aproveitarmos a lactose,ingrediente característico do leite animal ou deirvados(latícinios) que produzem alterações abdominais que é comum a diarréia, um sinal que aparece depois do consumo. Isso ocorre porque na superfície da mucosa do intestino delgado existem células que produzem, estocam e liberam uma enzima chamada lactase, que digere a lactose. Quando a lactose é mal absorvida, ela passa a ser fermentada na flora intestinal, produzindo gases e ácidos orgânicos, o que resulta na chamada diarréia osmótica, com grande perda intestinal dos líquidos orgânicos. Mas a intolerância pode surgir em qualquer época,devido a toxinfecção alimentar que trouxe dano a mucosa intestinal. Outras causas são lesões crônicas do intestino, giardíase, AIDS, desnutrição, Doença de Crohn, entre outros.
A deficiência congênita é comum em prematuros nascidos com menos de 30 semanas de gravidez. Nos recém- nascidos, os casos são raros. Os paciente podem sentir ruídos intestinais,notam que a barriga fica inchada e eliminam mais gases, diarréia liquída e ardência anal. O diagnóstico é feito do seguinte modo: o paciente recebe um copo com água contendo de 50 a 100g de lactose,e é lhe tirado o sangue 4 ou 5 vezes em um espaço de duas horas. Quando a diferença entre a dosagem sanguínea de lactose do jejum e o pico das demais medidas se mostra menor de 20 mg%, o teste tem curva plana e é considerado positivo, indicando má absorçao de lactose nessas pessoas.
Para prevenir os novos sintomas, evita-se o consumo de leite e derivaos de laticínios, assim usando também um fermentador sintético para consumo prévio da lactose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário